(Wix-Logo) Create a site!
100s of templates
No coding needed
Start now >>

Gás Natural:

Gás Natural, que é uma mistura de hidrocarbonetos (Principalmente Metano), é um combustível sem cor e sem cheiro e que se caracteriza por ser mais limpo do que outros combustiveis fosséis. É uma das formas de energia mais populares nos dias de hoje. É usado para aquecer, para esfriar, para produzir eletricidade, e muitos outros usos, principalmente na indústria.
O Gás Natural é encontrado na maioria das vezes quando se está perfurando o solo em busca de petróleo. O gás é trazido para a superfície e refinado. Geralmente o gás é transportado através de gasodutos. Fábricas e Geradoras de energia pegam o gás diretamente do gasoduto, reduzindo drásticamente seus custos operacionais. Os consumidores residênciais geralmente recebem o gás de uma distribuidora, que adiciona odor ao produto por medida de segurança.

Exploração:

O trabalho de encontrar petróleo (Ou Gás Natural), consiste em realizar um estudo geológico do solo, e traçar uma mapa do mesmo, essa mapa é obtido por um processo chamado sismiologia: Basicamente é provocado um pequeno abalo sísmico, com dinamite por exemplo, e diversos sensores no solo registram a reação.

Extração:

A Parte mais complicada da extração é aperfuração das rochas até chegar no petróleo, é feito com grande maquinas que se assemelha a furadeiras mas que envolve muito mais energia e tecnologia.

Gás Natural no Brasil:

A utilização do Gás Natural no Brasil começou modestamente por volta de 1940, com as descobertas de óleo e gás na Bahia, atendendo a indústrias localizadas no Recôncavo Baiano. Depois de alguns anos, as bacias do Recôncavo, Sergipe e Alagoas eram destinadas quase em sua totalidade para a fabricação de insumos industriais e combustíveis para a refinaria Landulfo Alves e o Pólo Petroquímico de Camaçari.
O grande marco do Gás Natural ocorreu com a exploração da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, na década de 80. O desenvolvimento da bacia proporcionou um aumento no uso da matéria-prima, elevando em 2,7% a participação do Gás Natural na matriz energética nacional.
O término do gasoduto Bolívia-Brasil representa um grande avanço no fornecimento de Gás Natural no país, com capacidade máxima de transportar até 30 milhões m³ diariamente. A implantação de 56 usinas do Programa Prioritário de Termoeletricidade 2000-2003, do Ministério de Minas e Energia, também contribuirá para o crescimento da oferta de energia, assegurando o fornecimento aproximado de 20 mil MW a várias regiões do território nacional.


Bacia de Santos


Recentemente foi encontrada uma enorme bacia de Gás Natural no litoral paulista.
O Bloco na Bacia de Santos, está localizado no mega-campo de Mexilhão e em suas proximidades, e terá a produção equivalente ao volume contratado da Bolívia, de 30 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Benefícios Ecológicos do Gás Natural:

Redução nas emissões de CO2 e portanto, redução do efeito estufa; redução nas emissões de SO2 e portanto, redução chuva ácida; redução nas emissões de NOx e partículas, portanto melhora a Qualidade de Vida; maior eficiência, portanto, economia de energia, além de menor emissão de contaminantes, melhorando a qualidade do ar.

Segurança:

Dispensa armazenamento e estocagem de recipientes de alta pressão; por ser mais leve que o ar, dissipa-se rapidamente, diminuindo riscos; em sua instalação são aplicadas todas as normas de segurança brasileiras; equipe de emergências 24 horas à disposição.

Economia:

Energia de fornecimento contínuo mais barata; baixo custo de manutenção dos equipamentos, aumentando sua vida útil.

Onde Pode Ser Utilizado?

Em qualquer processo de geração de calor e frio,aquecimento de água ou ambiente, ele tem múltiplas aplicações no lar, no comércio e na indústria.

Sua utilização em veículos automotivos e na climatização de ambientes éapenas uma amostra das inúmeras aplicações do Gás Natural:

--Usos Residenciais.
--Para o cozimento de alimentos.
--No aquecimento da água (duchas e torneiras), inclusive a das piscinas.
--Para gerar eletricidade em horário de ponta.
--Em secadoras de roupas, lavadoras de louças, entre outros equipamentos.
--Nos aparelhos de ar refrigerado, para climatização de ambientes (lareiras e calefação).

O Gás Natural Veicular(GNV):

O Gás Natural vem sendo utilizado em veículos a várias décadas em diversos países como a Argentina, Itália, USA, entre outros, em substituição ao uso da gasolina e álcool com grandes vantagens.
No Brasil, já se pode quase atravessar o país indo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Fortaleza, no Ceará, utilizando o Gás Natural como combustível.
O uso do Gás Natural em veículos proporciona aos usuários diversas vantagens.
Benefícios
Vários são os benefícios gerados pelo Gás Natural:
Estímulo à instalação de novas indústrias
Combustível menos poluente - Aumento da oferta de empregos
Aumento da demanda por Bens e Serviços
Maior produtividade e menores custos para os usuários
Aumento da disponibilidade de energéticos
Vantagens do Uso
Várias são as vantagens do uso do Gás Natural nos diversos segmentos em que é utilizado, a saber:

AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA
Não apresenta restrições dos Órgãos Ambientais, melhorando a qualidade do ar;
Dispensa equipamentos de controle de emissões;
Reduz sensivelmente a emissão de Particulados, não emite cinzas e praticamente elimina a emissão de compostos de enxofre;
Não utiliza água adicional, como nos lavadores de gases;
Não depende de desmatamento/reflorestamento;
Dispensa a manipulação de produtos químicos perigosos;
Não se acumula no ambiente, é mais leve do que o ar.

OPERACIONAIS:
Combustão completa e elevado rendimento térmico;
Reduz o tempo e o número de paradas para manutenção, aumentando a vida útil dos equipamentos;
Dispensa estocagens perigosas;
Reduz o movimento de caminhões e de terceiros na fábrica;
Maior segurança operacional;
É fornecido continuamente, podendo atender à variações abruptas de vazão.

ECONÔMICAS:
Não tem frete rodoviário;
Não exige gasto de energia com o pré-aquecimento para queima;
Elimina o custo financeiro de estocagem;
Reduz o seguro por não estocar combustível inflamável;
Diminui os custos de operação e manutenção;
Retarda os investimentos em troca de equipamentos;
É pago somente após a utilização;
Possibilita a utilização de rede existente;

USO VEICULAR:
Combustível limpo e seguro;
Mais barato que os outros combustíveis;
Economia de mais 60% nos gastos com o veículo;
Maior versatilidade: com o kit de conversão o veículo torna-se Bi-Combustivel;
A queima do Gás Natural não provoca depósitos de carbono nas partes interna do motor, aumentando sua vida útil e prolongando o tempo de troca de óleo.

Produção do Gás Natural:

(Wix Logo)
This site was created using
Create your own for FREE >>